Lezirão / Mouchão da Casa Branca.
O Lezirão é uma aldeia avieira situada na margem norte do Tejo no concelho da Azambuja.
Os seus habitantes são chamados de avieiros , que no início do século XX e até aos anos 1960, vários pescadores de Vieira de Leiria e de Aveiro desceram até às margens dos rios Tejo e Sado, na tentativa de encontrar melhores condições de pesca e mais oportunidades. Os avieiros, rejeitados inicialmente pela população local que lhes chamava “ciganos do rio”, viviam nos seus próprios barcos, até que, à medida que se iam integrando, começaram a construir pequenas habitações de madeira junto ao rio, em palafita (construção que impede as casas de serem arrastadas pelas correntes do rio).
Em frente á aldeia do Lezirão, situada em pleno Tejo encontra-se o Mouchão da Casa Branca, uma maravilhosa ilha onde pode-se observar as cegonhas, garças, galinholas e outras aves que se juntam nos salgueiros; maravilhar-se com os cavalos lusitanos que por ali pastam.
A cache :
A cache encontra-se no mouchão da Casa Branca (ilha), vão necessitar algo navegável para fazer a travessia até á ilha. São cerca de 300 metros do cais Da aldeia avieira do Lezirão até um dos pontos de desembarque (poderá ser menos, depende do ponto que escolherem).
Não aconselho fazerem a travessia a nado, o Tejo é traiçoeiro, cada um é responsável pelas suas decisões.
Sem comentários:
Enviar um comentário