domingo, 30 de maio de 2010

Tour ligaçao entre aldeias avieiras.



No dia 17 de Maio, foi realizada uma descida de kayak pelo rio Tejo com início na aldeia Avieira das Caneiras até à aldeia da Palhota na companhia do touperdido. Foram percorridos 20km com algumas peripécias pelo caminho. Saímos das Caneiras por volta das 11:30 da manhã, aproveitando a vazante que nos encaminhava até ao nosso destino quase sem ser necessário dar ás pagaias. O dia estava solarengo e ia convidando a refrescar o corpo ao longo do percurso, que foi feito com calma desfrutando de toda a paz que o Tejo nos oferece e as belas paisagens envolventes ao rio, avistando diversas aves, que por ali sobrevoavam em busca de alimento e mesmo para se refrescarem e as fataças a saltarem perto dos nossos kayaks... enfim um cenário relaxante, onde o silêncio da natureza predomina. A meio do percurso fizemos uma paragem para "vitaminar" à sombra de um salgueiro (que tanto jeito deu devido ao calor que se fazia sentir!) num dos muitos areais que ao longo do rio vão aparecendo. Repostas as energias voltámos de novo para os nossos iates movidos a motores-a-dois-braços de duas velocidades, (parado e em andamento). Ainda não tínhamos 400 metros já estávamos na presença da nossa peripécia, por sinal bem molhada - íamos a passar perto de uma plataforma de extracção de areias, que tinha um cabo de aço estendido no nosso caminho, no qual não reparamos devido à falta de sinalização e também por distracção nossa, embatemos nele e lá fomos molhar os nossos fatos de cerimonia, além disso aproveitei para dar banho a dois telemóveis (um deles recuperou, mas o outro não se deu bem com H2O) e uma máquina fotográfica que também não era muito dada a águas. Repostos da banhoca, voltámos a ligar os motores e rumar a Valada, onde estava o amigo malhadas à nossa espera para nos ver passar e para tirar umas fotos para mais tarde recordar.


Chegados a Valada fizemos mais uma pequena paragem para se promover o convívio e para começar acertar as agulhas para o que viria para a noite, continuámos a nossa descida, agora para o touperdido realizar a cache do Mouchão do Crescido, que está numa ilha em frente à aldeia do Escaroupim. Chegados à ilha foi procedido o parqueamento das viaturas no areal e fomos realizar a cache.No regresso íamos tendo mais uma peripécia - a maré estava a subir e já nos estava a rebocar os nossos veículos por estacionamento indevido, mais 5 minutos de demora acho que tínhamos que molhar de novo o pêlo.
Por fim chegámos à aldeia Avieira da Palhota. A primeira parte deste tour foi completada com sucesso e com história para contar.





















A segunda parte deste tour foi juntar 6 geocachers para um merecido jantar, onde estiveram presentes os seguintes elementos: +1pionesnomapa, malhadas, Naifas, pamo1, eu e o convidado de honra - touperdido.



Após o animado jantar, fomos fazer o que mais gostamos, procurar uns caixotes por ai perdidos, onde o touperdido teve que os encontrar e tentar não perder-se em Santarém. Foi um tour que durou até as 2 da manhã em amena cavaqueira.
Que venham mais dias como este, onde se promove o convívio.



Profile for peter santarem

Sem comentários:

Enviar um comentário